quinta-feira, 7 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro e Seletiva para o Mundial

Aeeeeeeee.... Muitas felicidades para iniciar com o pé direito esse blog. Que ele me traga muita sorte e muitos bons frutos! É campeão! =]

Bom, vamos começar do inicio. Esse é um blog que vai contar um pouco da minha vida, da minha trajetória no karate até o mundial e depois e alguns acontecimentos gerais ligados a mim que EU acredite que mereça importância.

Não posso começar de outro jeito que não seja agradecer às pessoas que me conduziram até aqui. Pessoas essas que pude e posso considerar minha base, minha sustentação, MEU TUDO. São elas, minha mãe, minha irmã, a Chilli, MEU PAI=Herói, Sensei Akira, Horácio, meus Amigos-Irmãos, que são raros mas é a minha familia que eu pude escolher. Junto com essas pessoas, não menos importante, estão algumas outras que um pouco mais distantes são também essenciais nessa minha caminhada. Fica aqui meu muito obrigado por tudo. Sem vocês nem mesmo meu primeiro passo teria sido possível.

Nesse fim de semana, dias 2 e 3 de maio, na cidade de Barra do Piraí - RJ aconteceu o Campeonato Brasileiro de Karate Goju-Ryu e a Seletiva para o mundial que acontecerá em Cape Town na África do Sul em outubro. Foi um grande campeonato com muitas supresas boas. Algumas coisas como a arbitragem e o nível técnico dos participantes me surpreenderam para o lado bom, salvo algumas exceções, alem da boa organização que deve-se em mérito maior à alguns poucos que trabalharam os dias inteiros em prol do evento. Sensei Akira Saito, ou mais conhecido por nós como "O Homem Decatlon", rsrsrs, além de ajudar intensamente na organização de todo o evento ainda saiu-se muito bem nas categorias que participou, além da brilhante apresentação de Iaido. Ter sido mesário em grande parte do domingo, junto com os atletas Cláudia Kanashiro e Horácio Saito, além da colaboração do Jean Monne foi muito gratificante e divertido também. Entre raros erros e alguns acertos conseguimos conduzir nossa função alem de tudo com muito bom humor, mesmo que por vezes tivemos de rir da falta dele. Como diz o Jean: "Ta nevosinhu, é?!". Mas no final tudo saiu bem.

No sabado eu participei da modalidade kata*(1) que foi disputada pelo sistema de notas ( mas no mundial é utilizado o sistema WKF ). Acho que poderia ter me saído melhor, não fosse o desequilibrio logo no começo do Shitei*(2) Kata Sepai. Mas consegui fazer o kata muito bem até o final. As notas não foram tão boas quanto eu esperava ja que mostrei espírito de superação sem sequer me abalar para o resto do kata e tambem porque meu Sepai saiu melhor do que eu esperava, mas sinto que ainda está longe do ideal para o mundial. Por isso, não consegui nem passar para a rodada final. Com isso, para o mundial, na modalidade Kata eu não estou classificado. Mas as possibilidades ainda não cessaram, pois ainda posso receber uma convocação do técnico da Seleção Brasileira de Kata Goju-Ryu Akira Saito. Não ter me classificado ainda não é de todo mal. Um exemplo disso é que posso focar meus treinos e dedicar meu tempo apenas para a modalidade Shiai-Kumite*(3).

*(1) - Modalidade na qual se apresenta uma combinação de golpes numa sequencia pré-definida.
*(2) - Shiteis katas são katas padronizados para serem feitos nas rodadas iniciais do campeonato. Eles são padronizados porque mesmo dentro de um mesmo estilo podem haver diferentes linhagens e com isso ocorrem algumas mínimas diferenças entre elas num mesmo kata.
*(3) - Modalidade de luta de um contra um do karate adotando o sistema de pontos com contato limitado.

Após um sabado cansativo, de resultado ruim, pude retornar à confortavel pousada em Vassouras e ter meu merecido descanso para mais um dia de competição. No domingo foram as modalidades de Shiai. Após mais um longo dia com muitas risadas, alguma ansiedade e muita concentração, chegou a tão esperada categoria: Shiai-kumite adulto 75 a 84 Kg. Era hora de largar todos aqueles problemas que teimavam em martelar na minha cabeça e focar apenas na competição. Ao entrar para lutar consegui administrar bem o nervosismo e algumas pendências comigo mesmo. Passando a primeira luta o nervosismo naturalmente foi sumindo até o fim do campeonato. Cheguei na final muito cansado e desacreditado por mim mesmo. Alias, acho que apenas por mim, pois meus companheiros e Senseis me apoiavam firmemente e se mostravam muito confiantes numa vitória minha. Foi uma luta muito estudada pelas duas partes e no final, com a ajuda de Deus, Meu Pai e todos ali que me apoiaram, pude me sagrar CAMPEÃO e me classificar para o tão sonhado desde sempre MUNDIAL DE KARATE. =] . Com a conquista do campeonato, ainda no kotô ( Quadra de competição ), a emoção de ter superado todos aqueles problemas veio a tona e não consegui segurar as lágrimas que me tomaram como uma grande onda incontrolável. Foi muito bom pois pude extravasar todo aquele mal que me afligia. E mais uma vez, no reencontro com os amigos e Senseis que me aguardavam na grade que separa os kotôs da arquibancada, não consegui conter as lágrimas que percebi no rosto da maioria que ali estava dividindo mais esse momentos tão importante em minha vida. Para não perder o costume, caí nas lágrimas mais uma vez ao ligar para minha mãe para contar o resultado. Resumindo, tudo foi um "xororô" com uma sensação de superação MARAVILHOSA! =']

Gostaria de ressaltar algumas coisas:
1 - Na semana do campeonato, alguns problemas quase me impediram de ir ao Rio de Janeiro e depois de uma longa conversa com o Sensei Horácio Saito fiquei muito melhor e mais confiante na possibilidade de ir. Principalmente depois que ele me disse: "Talvez isso tudo faça parte do seu caminho" e "Eu admiro alguém por toda a superação e mérito que a pessoa teve ao longo do caminho, e não apenas pelo resultado.";
2 - Antes de entrar para a final, deitado no kotô , Sensei Horácio e Sensei Akira me disseram: "Você chegou até aqui. Não vai deixar a peteca cair agora, vai?". Imediatamente me veio um súbito de força e motivação e deu no que deu! =]
3 - Nessa mesma semana que antecedia o campeonato, mandei um e-mail para o Sensei Akira, no qual ele me respondeu com palavras que só me motivaram mais a chegar onde cheguei.

Parabéns a todos que competiram com muita honra e força de vontade até o fim. Muito obrigado, minha família Shizuoka por tudo sempre. Sem vocês, nem ao menos meu primeiro golpe seria possível.

Espero que gostem do Blog tanto quanto eu amei escrever esse pedacinho do meu caminho de atleta e sempre BUDO-KA. O que é isso? Fica para os próximos posts!

Desculpem a extensão desse post. É só o primeiro e eu tinha muito o que contar e agradecer.

Os vídeos e mais fotos eu coloco depois, ou ao menos o link. Quem quiser dar uma olhadinha nas regras WKF, entre no link: http://www.karateworld.org/index.php?Itemid=34&id=49&option=com_content&task=view

Obrigado a todos. Obrigado, Pai. Domo Arigatou Sensei Konomoto, Sensei Akira.

Oss!


PS: Não esqueçam de comentar! Sugestões também são sempre bem-vindas! =]


8 comentários:

Andressa - chirrin! disse...

Ahhhhhh masss que blog lindoo!! hahaha ameiii coach!! saudadeesss
ta demaiiiss!

Horácio Saito disse...

Rapaz.. saiba que eu boto fé em vcs que treinam comigo, simplesmente pq a partir do momento em que eu compartilho do POUCO que sei com vcs, vcs acabam se tornando um pouco de mim. Da mesma forma que, eu acredito no meu caminho, vcs podem acreditar no de vcs. Eu acredito. Pq sei que sou um pouco do sensei Konomoto, sensei Nagatani, Takeda.. vários outros até chegar no meu irmão. Sendo assim, eu não tenho como não acreditar no meu caminho. Por essas e outras que eu digo q "Shizuoka Goju-Kan, somos todos um."
O primeiro passo já foi, agora começa o caminho de verdade. =D


Oss
Abração

Unknown disse...

Tudo na vida basta querer e acreditar....para se fazer realizar
Confio na sua inteligencia, capacidade e vontade!
Vc sempre foi o "meu campeão" independente das medalhas que carrega no peito.
Te amo mais que a vida, mais que a eternidade.
É um amor simples.....de mãe, para além do infinito.
Seja sempre muito feliz....isso é importante!

Saito Akira disse...

Parabéns Bruno, o caminho é árduo e em muitas vezes nos dá vontade de desistir. Por isso admiro pessoas que fizeram história, não pelo sucesso delas, mas simplesmente por ser aquele que acreditou em si mesmo e que podia chegar onde queria.
Você pode!!!!!
Oss

Dona Lala disse...

Caraca... amor..

vo ter que dizer q ler seu blog foi fantastico!!! Eu consegui imaginar tds os acontecimentos =O entrei mto dentro dos textoo.. alias foi mto além de um simples texto!!
Juro! Juro mesmo q eu senti meus olhos enxerem de água qdo li que vc tinha conseguido superar-se!! ( parecia mangá suhasuh)

eu vou espera mto ansiosa pelo seu próximo post! E te desejoo mta sortee e mtas boas vibrações no seu caminho!!

e vai parecer clichê, mas lembrei dum provérbio quando li seu post...

“Caia sete vezes, mas levante-se oito.”


É isso meu querido! ^^
espero poder nos escontrar um diaaa! Queria mto poder te dar um abraço \o/!!
Ainda tenho saudadeees =]

Bejuuu bejuuu

Lala!

Cláudia Kanashiro disse...

Brunooooooo!

Bom, como vc sabe nunca fui mto boa com palavras, mas escrevo para deixar registrado que passei por aqui. E dizer que vc não é um home de palavra! Falou, falou e não cumpriu (sabe do que tô falando, né?! rs)

Parabéns novamente! E a África do Sul que nos aguarde!

Ana disse...

Blog lindo, texto sensato - refletem com perfeição quem os criou. Parabéns por essa etapa. Estou aqui sempre torcendo por você.

Beijo
s2

Anônimo disse...

GUARULHOS PORRA!

Postar um comentário